Dia Nacional do Surdo – 26 de Setembro

PcD
0
E. Huet – primeiro professor para surdos no Brasil.

Hoje, 26 de Setembro, é comemorado o Dia Nacional do Surdo em todo o território nacional. Essa data tão importante para as pessoas com deficiência auditiva foi oficializada em Outubro de 2008 por meio da Lei nº 11.796, A escolha desse dia ser deve à data da criação da primeira Escola para Surdos no Brasil, na cidade de Rio de Janeiro, em 26 de setembro de 1857, atendendo um pedido de Dom Pedro II, que trouxe da França o professor surdo E. Huet, para, no Brasil, lecionar aulas para crianças surdas.

seguro de vida para casais homoafetivos

Sem dúvidas, desde 1857 muita coisa mudou quando o assunto é a conscientização da população brasileira quanto às lutas das pessoas com deficiência, no entanto, as lutas por melhores condições de vida das pessoas com deficiência auditiva não podem parar. É preciso continuar combatendo o preconceito e mostrando a todos o valor extraordinário que as pessoas que possuem qualquer tipo de deficiência auditiva possuem.

Segundo o Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Sendo que, cerca de 2.147.366 milhões apresentam deficiência auditiva severa. Pesquisas também apontam que esse número deve crescer com o aumento da população idosa no país e a demora na identificação de problemas auditivos que poderiam ser reversíveis se constatados até os 6 meses de idade.

O que é a Surdez?

De modo simplificado, a surdez é a deficiência auditiva que pode ser congênita ou adquirida. Sendo que a surdez congênita ocorre quando a criança adquire a deficiência durante a gestação por conta de medicamentos tomados pela gestante, doenças adquiridas durante a gestação (como sífilis e toxoplasmose), hereditariedade, entre outros fatores e a adquirida vem por conta de doenças, acidentes ou complicações encontrada após o nascimento.

Por que a cor azul?

A escolha da cor azul remete à II Guerra Mundial, assim como a estrela de Davi marcava os judeus, nos domínios nazistas, as pessoas com alguma deficiência eram marcadas com uma faixa azul no braço para serem identificados. Nos campos de concentração os deficientes não eram poupados e foram dizimados aos milhares. Uma história triste, mas que ressignificada, hoje fortalece à luta dos surdos em todo o mundo. O Azul turquesa também foi escolhido por ser uma cor viva e vibrante, que representa o orgulho surdo e a cultura riquíssima que existe na comunidade  É uma cor que não se esconde, nem se apaga, mas que brilha com orgulho – como os surdos em relação a sua cultura e sua língua.

Instituições e apoio aos surdos

Hoje diversas instituições ajudam os surdos à alcançarem seus objetivos de estudos e profissionais, entre elas estão

FENEIS ( Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos), uma entidade que promove a defesa de políticas linguísticas, educação, cultura, saúde e assistência social, em favor da comunidade surda brasileira, bem como a defesa de seus direitos e desenvolve ações de educação informal e permanente, com intuito de valorizar o ser humano e estimular a autonomia pessoal, a interação e o contato com expressões e modos diversos de pensar, agir e sentir.

NURAP ( Núcleo de Aprendizagem Profissional e Assistência Social) que além de ajudar na empregabilidade e inclusão dos surdos no mercado de trabalho, o Nurap também oferece Coaching para surdos, palestras de sensibilização para inclusão de pessoas com deficiência elançou recentemente um jogo para aprendizado de LIBRAS, chamado LIBRAS em Ação, que busca aperfeiçoar o conhecimento na Linguagem de modo divertido e gamificado.

O Inclusão 360 e a preocupação com a comunidade Surda

Nós do Inclusão 360 temos o prazer de comemorar esse dia tão especial com o lançamento da ferramento de tradução simultânea para LIBRAS HandTalk, que torna todo nosso conteúdo acessível para pessoas surdas por meio da tradução de conteúdos pelo simpático boneco Hugo.

Fruto da parceria entre Nurap e HandTalk essa possibilidade aumenta nosso alcance e nos ajuda na intenção de criar um portal de notícias 100% inclusivo.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *