Dia nacional da luta da pessoa com deficiência – 21/09

PcD
0

No dia 21 de setembro é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

seguro de vida para casais homoafetivos

Em momentos onde muitas pessoas não entendem as políticas públicas necessárias para garantir a equidade de direitos é cada dia mais importante dar visibilidade para a luta diária das pessoas com deficiência pelos seus direitos e essa data foi criada com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

Atualmente 2 palavras resumem os pontos principais que pedem atenção: preconceito e inacessibilidade pública, afinal esses pontos são a origem de quase todos problemas que dificultam a vida dessas pessoas.

Oficialmente, a data foi criada a partir do decreto de lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005, mas extraoficialmente já era comemorada desde 1982.

A criação do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi uma iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD, grupo que debate propostas de transformações sociais em prol das pessoas com deficiência desde 1979.

O dia 21 de setembro também marca o início da Primavera no Hemisfério Sul, e é fazendo uma referência a esta estação que foi escolhida esta data como marco para celebrar a luta da pessoa com deficiência.

O fenômeno da Primavera pode ser metaforicamente comparado ao renascimento e renovação da vida, assim como acontecem com as flores durante esta estação.

As pessoas com deficiência são motivadas a lutarem pela construção de uma sociedade inclusiva, onde podem viver de forma igualitária e sem preconceitos.

A Organização das Nações Unidas (ONU) também institui a nível mundial o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado anualmente em 3 de dezembro desde 1992.

Esportes e Inclusão

Foto mostra dezenas de atletas brasileiros paralímpicos, com uniforme amarelo e mãos levantadas comemorando.
31.08.19 – Jogos Parapanamericanos Lima 2019 – Time de Natação . Foto: Ale Cabral/CPB

Esse ano aconteceu os jogos Para-Pan 2019 em Lima, onde mais de 300 atletas brasileiros competiram para mostrar que deficiência não tem nenhuma ligação com incapacidade ou vitimismo. O resultado? Recorde histórico de medalhas, 308 pódios, sendo:

128 Ouros
99 Pratas
85 Bronze

Esses números só confirmam a importância de valorizarmos as pessoas com deficiência e as incentivarmos à dar o seu melhor. Capacidade elas têm, o que falta é a oportunidade.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *