12 rolês na Quebrada para você curtir esse final de Março

0

Vamos nos despedir do mês de Março com muita festa, muita arte e engajamento. A Agência Mural de Jornalismo das Periferias preparou uma lista pesada pra você entrar em Abril com tudo. Se liga, anote os rolês e boa curtição.

seguro de vida para casais homoafetivos
  • Norte

Slam do Viaduto

O que é um Slam? É uma competição de poesias falada. As poesias devem ser autorais e recitadas a capela. Como Funciona? É separada em 3 fases: as apresentações recebem notas de 0 a 10, de cinco juradas(os) escolhidas(os) da plateia, e as maiores notas avançam de fase até a final. Se você não conhece, cola pra conhecer, se você já conhece cola pra fortalecer e mandar a letra no nosso microfone. O evento rola quinta-feira (dia 28) à partir das 18:30h na Estação Pirituba de Trem – CPTM, Rua Camarões, S/N. A entrada é franca.

Batalha SP

Mais uma edição do ‘Batalha SP’ organizado pelo Coletivo Multiforme. O Multiforme é a nova vertente da Street Son, que realizam atividades artísticas pensando sempre na diferença e semelhança entre as mais diversas artes que nos rodeiam. O jurado será Thiago Vianna (Ritmos Family), as pickups serão comandadas por DJ insano e a apresentação fica por conta de Bia. O evento rola no domingo (dia 31) às 15h na Casa de Cultura Vila Guilherme – Casarão, Praça Oscar da Silva, 110. E a entrada gratuita.

  • Sul

Sampa Crew no Grajaú

O Centro Cultural Grajaú recebe o show do grupo Sampa Crew. O grupo que foi formado originalmente em 1987 completa 32 anos de carreira trazendo na bagagem influências musicais que vão do Hip-Hop ao Soul passando pelo Pop explorando com sensibilidade a mistura tão característica na música popular brasileira. O show será no sábado (dia 30) às 19h no Centro Cultural Grajaú, Rua Professor Oscar Barreto Filho, nº 252. A entrada é catraca livre.

Sarau das Mulheres

Para encerrar março, mês em que se comemora o Dia Internacional de Luta das Mulheres, o Coletivo Rosa Branca está organizando um domingo muito especial. O evento reunirá mulheres da região para apresentar seus trabalhos, então teremos um dia de muita poesia, música, palestras, gastronomia, moda, dança e teatro. Não deixe de vir prestigiar, convide a família e xs amigxs. O sarau rola no domingo (dia 31) à partir das 10h na Praça Ângelo Ferrari, Pedreira. É só colar que é grátis.

  • Leste

Contos que Falam Pelos Cantos

Um reflexo de memória periférica em Cidade Tiradentes. Bombardeada por uma imagem negativa Cidade Tiradentes acolhe muitas pessoas, vindas de perto ou de longe. A encenação é construída a partir de relatos de moradores, sendo assim, Maria é um espelho, a personificação deste bairro. Nasceu e cresceu aqui, desafiou limites, quebrou expectativas e principalmente não desistiu de seus sonhos. É em Maria que podemos ver os conflitos aqui presentes (o que há de bom ou não), mas sem deixar de vermos alguém que ainda tem esperança. O espetáculo será no domingo (dia 31) às 18h no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, Av. Inácio Monteiro, 6900 – 3° andar. E é gratuito.

Mato Seco

A banda Mato Seco nasceu em 2002, do encontro de sete grandes amigos de infância que não sabiam nada sobre a teoria da música. De São Caetano do Sul pro Mundo: Hoje a banda esta entre as grandes potências do Reggae nacional, vai arrebatando cada vez mais fãs e registrando grandes bilheterias por onde passa em todo o país.
As músicas Brilho Oculto, Resistência, Tudo Nos é Dado, Caminho da Luz, e Pedras Pesadas, por exemplo, são consideradas hinos do reggae brasileiro. O show rola no sábado (dia 30) às 18h na Casa de Cultura Municipal de São Mateus, Rua Monte Mandira, 40. A entrada é gratuita, os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes do início do show.

  • Oeste

O Samba Paraguassú na Linha do Mar

O evento é liderado por Mestre Jaime chega com o time completo para fazer aquele samba de roda bonito. Separe a saia rodada e a vontade de brincar. Para quem ainda não conhece, mestre Jaime de Mar Grande é natural da Ilha de Itaparica, BA. Imerso na cultura popular baiana, que é parte dele tanto quanto seus braços e pernas, ele aprendeu a tradição do samba com mestres e mestras da região, como o saudoso Gerson Quadrado. Os segredos e minúcias dessa tradição oral, passada de geração a geração, vivenciada na pele e no cotidiano, não é para qualquer um. É para quem sabe e mestre Jaime sabe. Portanto, chegue mais e sinta-se absolutamente a vontade para compartilhar dessa força que tem a cultura popular baiana. O samba rola na sexta-feira (dia 29) às 22h no Centro Cultural Butantã, Rua Corifeu de Azevedo Marques, 1882, Butantã. A entrada é gratuita.

O Dia da Caça com Las Cabaças

O Dia da Caça foi fruto do encontro artístico entre Las Cabaças, Esio Magalhães e Lily Curcio. Foi contemplado pelo Prêmio Funarte Artes nas Ruas-2013. O espetáculo tem como tema uma caçada. Usa elementos da palhaçaria clássica no contexto amazônico, como: vocabulário da região, objetos cênicos (a boroca, a canoa, o arco e flecha e o terçado) e situações típicas do universo ribeirinho. A pré-estreia do espetáculo foi em junho de 2016 na comunidade de Manelito, rio Iriri, afluente do rio Xingu – PA. Buscando colocar a peça à prova, diante do público que mais conhece o assunto.
A apresentação será sábado (dia 30) às 12h no Centro Cultural Tendal da Lapa, Rua Guaicurus, 1.100, Lapa.

  • Centro

Sarau Individualidades Coletivas

‘Empoderafros’ é um coletivo negro criado para propiciar a união de negros empoderados e não empoderados, afim de desconstruir a falsa democracia racial. No dia 25 de fevereiro completamos 1(um) ano de resistência, e pra comemorar o aniversário dessa família preta e linda se realizará o “Sarau Individualidades Coletivas”. Teremos muita poesia, musica, dança, exposições, feiras, resistência e afetividade. O evento será no Domingo (dia 31) à partir das 17h, na Aparelha Luzia, Rua Apa, 78, centro. E a entrada é catraca livre.

  • Grande São Paulo

Sarau do Fórum

Nessa edição o Sarau do Fórum convida Alexandre Ribeiro para o lançamento do seu livro “Reservado”, além de um bate-papo sobre a produção e claro, muita poesia. “Reservado” é um favelado escrevendo a própria história. Com vivências duras, questionamentos sociais e humanos nasceu o meu primeiro livro. Um moleque favelado, reservado e da cor do talvez. Quem conta a história é o personagem principal, João Victor. O evento rola nessa quinta-feira (dia 28) às 19h no Sarau do Forum, Rua Jurubatuba, 1610, Centro, São Bernardo do Campo. A entrada é franca.

Sarau na Praça

No dia 14 de março de 2018 o mundo inteiro acompanhou a barbárie que foi o assassinato da vereadora Marielle Franco e o do motorista Anderson Gomes e todo desdobramento desta história que completou um ano neste mês. Como tradição do Sarau, este mês é reservado às todas mulheres! O evento terá uma aula pública com a Advogada e Mestranda Julia Drummond sobre o crime e os retrocessos dos direitos das mulheres no governo do Bolsonaro. Ainda contará com a participação das poetisas Sika Lopes, Carolina Maria e a cantora Nayra Lays. O espaço também será aberto para todas as minas exporem suas artes no dia, na feira artesanal das minas. O evento rola sábado (dia 30) à partir das 15h na Praça Joaquim Nunes, S/N, Cotia.

Cine Diretoras

Serão exibidos quatro filmes que tem em comum entre si o fato de terem sido dirigidos por mulheres. Os quatro filmes escolhidos são “Beat é Protesto”, direção: Mayara Efe; “Patacori”, direção: Monique Lupi e Marcelo Moraes; “Olha o Teatro no Meio da Rua”, direção: Janaína Reis; e “12º Andar”, direção: Renata Moraes e Pedro Kalli. Eles tratam, respectivamente, dos seguintes temas: a participação da mulher no funk, o arquétipo de Ogum nas religiões de matriz africana, a história da Mostra de Teatro de Rua que acontece anualmente no bairro do Cabuçu e, por fim, o drama vivido pelo personagem Edgar (Fernando Farias), que tem sua sanidade e relacionamento afetados por causa da insônia. Os filmes serão exibidos no sábado (dia 30) à partir das 19h Espaço Cultural Bola de Artes, Rua Roberto Tadeu Fornazari, 18, Guarulhos. A entrada e gratuita.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *